sintoniza-te ainda mais

terça-feira, 5 de junho de 2012

"Portugal é sucesso" - afirma Bruxelas

A aplicação do programa de resgate português é tido como «um caso de sucesso», mas o Governo enfrenta agora o desafio de proporcionar crescimento económico a longo prazo, segundo um analista de Bruxelas ouvido pela Lusa.

De acordo com Fabian Zuleeg, responsável pela pasta económica no Centro de Política Europeia, um dos mais prestigiados 'think tanks' (grupos de reflexão) com sede em Bruxelas sobre assuntos europeus, Portugal «tem implementado e cumprido aquilo com que se comprometeu» com a 'troika', pelo que merece o apoio e solidariedade das instituições europeias e dos restantes Estados-membros da União.

A «grande dificuldade» nesta fase, diz o analista, passa por «resolver os significantes problemas estruturais da economia», nomeadamente no que ao crescimento a longo termo diz respeito.

«Estamos a falar de temas que não estão definidos no programa atual. Este é um elemento essencial para reforçar a confiança dos mercados», sublinha Fabian Zuleeg.

Para o responsável do Centro de Política Europeia, Portugal é também um exemplo de «até onde se pode ir com a austeridade», embora a atual indefinição na Grécia e o «risco de contágio» que uma eventual saída da moeda única pode gerar tornem mais difícil a missão do Governo português.

«Ninguém sabe o que pode acontecer com um caos maior na Grécia», adverte o analista económico e político.

Sem comentários:

Enviar um comentário