sintoniza-te ainda mais

domingo, 4 de setembro de 2011

Estação Espacial internacional será afundada em 2020

Moscovo, 27 jul (Lusa) - A Estação Espacial Internacional terá o mesmo destino que a estação Mir e será afundada no mar depois de 2020, anunciou hoje Vitali Davidov, vice-diretor da Agência Espacial da Rússia (Roscosmos).

"Teremos que afundar a Estação Espacial Internacional depois de se esgotar a sua vida útil. Não poderemos deixá-la em órbita, é um objeto demasiado complexo e pesado. Pode originar muito lixo", declarou Davidov, numa entrevista publicada no "site" da Roscosmos.

O vice-diretor confirmou que a estação orbital estará em funcionamento até 2020, tal como está estipulado nos acordos assinados com outras potências espaciais.


"Acordámos com os nossos parceiros que a estação estará operativa até 2020. No início, a sua vida útil foi calculada em 15 anos. Já passaram 13 anos desde 1998 e é evidente que a estação não esgotou o seu potencial", explicou Davidov.

Ao comentar a possível construção de uma nova estação espacial, o funcionário revelou que essa opção está a ser estudada.

"Há várias opções. Pode-se, por exemplo, não se criar uma estação, mas utilizar diretamente a Lua ou Marte", considerou Davidov, acrescentando, porém, que essa possibilidade é pouco provável, porque "há muitas tarefas a realizar no espaço cósmico em torno da Terra".

O porta-voz da Roscosmos anunciou também o início da preparação de uma missão científica russa a Fobos, uma lua de Marte.

O foguetão que transportará a estação interplanetária "Fobos-Grunt" deverá partir do Cosmódromo Baikonur, no Cazaquistão, em novembro de 2011.


Fonte: Msn (Portugal)/ Lusa

Live Set - Dj Vibe Rotations@ Antena3

Aqui vos deixo o último live set do Dj Vibe, aclamado por muitos como o melhor dj português, gravado no dia 4 de Setembro de 2011, à 1 da matina. Set gravado para o programa de rádio "Rotations" da Antena 3.


Como os animais comunicam entre si...

... muito interessante.

Tablet da Sony já em Setembro

A Sony aproveitou a feira de electrónica alemã IFA para dar mais detalhes sobre os seus muito anunciados tablet PCs. A feira serviu para mostrar mais imagens dos dispositivos que chegarão às lojas equipados com o sistema operativo móvel Android e avançar mais detalhes.

O Sony Tablet S começará a ser vendido na Europa já no final do mês de setembro (com Android 3.1 ou 3.2, dependendo do modelo), enquanto o Sony Tablet P chega às lojas do velho continente em Novembro (com Android 3.2).

O Sony S conta com um ecrã de 9,4 polegadas e está equipado com processador Nvidia Tegra 2 de 1 GHz.

Estará disponível só com conectividade Wi-Fi ou com Wi-Fi e 3G. Na primeira versão, com 598 gramas de peso, o utilizador pode escolher entre 16 ou 32 GB de capacidade. No Android não há escolha: a versão é 3.1. O preço do modelo parte dos 479 euros. Na versão Wi-Fi + 3G, que pesa 625 gramas, o Android está na versão 3.2 e o espaço para armazenamento é limitado aos 16 GB. Custará 599 euros.

Com processador igual ao do Tablet S, mas mais elaborado ao nível do design, o Tablet P conta com dois ecrãs de 5,5 polegadas, Ultra Wide VGA. Com uma memória de 4 GB, estará disponível apenas na combinação Wi-Fi com 3G. Vai também custar 599 euros.

Ambos os tablets permitem a ligação à PlayStation, a um serviço de música na nuvem com mais de 10 milhões de canções e a uma loja de livros eletrónicos.

Adormecer no meio de um espectáculo de stand-up comedy é que está a dar

.. e este homem que o diga.

Armadilha para apanhar coelhos...

... principalmente quando estão bêbedos.