sintoniza-te ainda mais

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Homem foi preso por mandar pedido de amizade no facebook

Quando se tem uma ordem de restrição, é preciso ter cuidado nas redes sociais. Um inglês de 37 anos com uma ordem de não contacto após assediar a sua esposa com mensagens de texto e chamadas telefónicas acabou por pedir para ser amigo dela no Facebook.

Quando ele criou um perfil na rede social, marcou a opção que gostaria de convidar como seus amigos todos os seus contactos existentes.

Isso foi uma violação pois não podia ter qualquer contacto com a “ex”. Ele apanhou 10 dias de prisão, mas cumpriu apenas sete, depois do advogado alegar que ele tinha-se “confundido”.

Será a segurança das redes sociais uma ilusão?

«Sabemos o que anda a fazer.» Callum Haywood, um estudante britânico de 18 anos, quer provar que os comentários que colocamos no Facebook podem ser muito mais públicos do que imaginamos. Por isso fez um site onde revela quem quer ser despedido, quem está de ressaca, quem usa drogas e quem tem um telemóvel novo.

E lá estão longas listagens de posts com revelações. Há quem diga que odeia o chefe, quem tenha mudado de telefone e apresente o novo número ao mundo (e não apenas aos amigos), quem escreva que «Deus fumou cannabis» e quem se queixe de estar de ressaca. Este é aliás o tema com mais entradas.

Callum aplicou uma ferramenta que permite recolher posts onde aparecem precisamente esse tipo de «palavras-chave», e lá vão elas parar ao seu site. E diz que o projeto Weknowwhatyourdoing.com é «uma experiência», para provar que a privacidade nas redes sociais é uma ilusão.

«Choca-me muito o que as pessoas revelam nos seus posts públicos do Facebook, que é uma das razões por que lancei o site», explicou Callum à CNN: «Criei-o para que as pessoas tenham noção das questões que levanta colocar esse tipo de informação no Facebook sem definições de publicidade ativadas.»

O site foi lançado na segunda-feira e Callum conta que ao fim de 24 horas já tinha 120 mil visitantes únicos. Tem milhares de likes, de utilizadores do Facebbok.

O estudante de Nottingham deixa no site um aviso a dizer que não se responsabiliza pelos comentários colocados, mas a disponibilizar-se para retirar algum post mais comprometedor, a pedido do utilizador. Mas recorda que isso não o apagará do Facebook.

"O polvo já acertou um finalista" - Custódio

Muito bem dito puto!