sintoniza-te ainda mais

sábado, 28 de abril de 2012

O que uma chupeta faz

Uma luta super fofa.

Homem vive sozinho numa ilha

Tinha 46 anos quando tudo mudou na sua vida. O britânico Brendon Grimshaw era um jornalista veterano com a carreira feita em África quando percebeu onde queria passar o resto dos seus dias. Tudo aconteceu numa visita às Seychelles, arquipélago no Oceano Índico, em 1972. 

Ao chegar à Moyenne, uma ilha deserta e em estado selvagem, percebeu que aquele era o sítio certo, local onde os cocos nem caíam ao chão porque a vegetação era muito densa. “No momento em que meti aqui os pés soube que a ilha era o sítio certo para mim”, disse a Simon Reeve, jornalista da BBC citado pelo jornal Daily Mail. A tarefa de tornar a Moyenne na sua casa não era fácil e fez do britânico um solteiro por falta de opção.

 A ilha, que Brendon comprou por 8 mil libras (hoje quase 10 mil euros), não tinha nada. “Como é que eu podia pedir a alguém para viver aqui? Não tivemos água potável durante anos”, diz. O trabalho de reconstrução foi duro. Brendon construiu a sua casa, canalizações, trouxe um cabo telefónico e electricidade. Fê-lo com a ajuda de um habitante das Seychelles que contratou. Rene Lafortune, que morreu há cinco anos, ajudou-o a plantar palmeiras, mangueiras e asimineiro (árvore que dá asiminas, da família das anonas), a transferir a água da chuva para a usar e a moldar a encosta à mão. 



Não eram só as condições básicas de vida que faltavam na ilha. O britânico (e o seu ajudante) foi também responsável por trazer aves para a ilha e também tartarugas. Hoje vivem lá 120 tartarugas gigantes a quem Brendon atribuiu números que estão pintados nas carapaças. Aliás, algumas até têm nomes como Quatro Graus Sul (a localização da ilha) Alice ou Florita. 

Se agora Brendon tem por companhia as tartarugas antes não vivia totalmente sozinho. Em 1981 o pai de Brendon aceitou o seu convite para ir viver com ele. “Para minha surpresa ele mudou-se de Seaford no condado de Sussex para estar comigo quando tinha 88 anos”. 



Agora o britânico fala com os visitantes que encontram a Moyenne no meio de um arquipélago com 115 ilhas e cobra-lhes 10 libras pela visita à ilha (cerca de 12 euros). Mesmo assim há regras que os visitantes não podem quebrar: Brendon não permite que quem visite a ilha fique lá a passar a noite. 

Brendon diz ter recusado uma oferta de um príncipe árabe que lhe passou um cheque em branco para ser o novo dono da ilha. “A única razão para alguém querer comprar esta ilha é para construir um grande hotel”, argumenta Brendon. Nos tempos livres, para além de tratar da manutenção da ilha e das tartarugas, Brendon fez algumas explorações. 



Como antigas zonas de passagem de corsários, estas ilhas estão repletas de lendas de tesouros. Um deles, relata o britânico, será uma cruz dourada com diamantes e rubis que terá pertencido aos portugueses que passaram pelo arquipélago no século XVIII. 

Os tesouros que estarão escondidos devem valer 30 milhões de libras (cerca de 37 milhões de euros) e por isso, Brendon confessa que passou algum do seu tempo livre à procura de uma fortuna enterrada com a ajuda de mapas antigos que lhe davam pistas para fazer escavações. Pelo menos até agora não encontrou nada, diz o britânico. 

A principal motivação para viver lá também não era essa. Só se sentia sozinho antes de se mudar para as Seychelles.

 “[Senti-me sozinho] só uma única vez na vida – quando estava a viver num pequeno apartamento em Londres. Eu sentia-me miserável lá, nunca aqui”. Talvez por isso, o britânico já não quer mudar-se nem depois de morrer. É que Brendon já cavou o lugar onde quer ser enterrado. Ficará junto do pai e na sua ilha.

O porquê de ter os vidros do carro escurecidos?

É por isto, que vou meter vidros escurecidos xD

Homem e crocodilo, os melhores amigos

Este crocodilo foi encontrado por Tito à 20 anos, perto da morte, mas este foi levado para casa de Tito que o tratou. Agora são os melhores amigos.

Sam Kelly - O arrasa corações

Ele encantou o júri e não só... De certeza que no dia a seguir não lhe faltavam namoradas ahah