sintoniza-te ainda mais

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Rapaz toca música com expressões faciais

Muito estúpido o artista.

 

Uma desatenção que vale um golo


O caricato autogolo de Seitaridis na Liga Europa por TaBonito

Carregador Universal aprovado

A União Internacional de Telecomunicações (UIT) chegou a um primeiro acordo relativamente a um padrão para fontes de alimentação em dispositivos como modems, descodificadores de televisão e telefones fixos. O ambiente fica a ganhar com o acordo.

O novo adaptador universal de energia promete um menor desperdício energético e um menor desperdício de lixo eletrónico por ser universal e utilizável em diferentes dispositivos. O tempo de vida destes equipamentos está estimado em dez anos, o que por sua vez reduz a necessidade de produção de mais adaptadores e carregadores. As consequências ambientais estendem-se à "poupança" de matérias-primas.

As preocupações ambientais estão na base de desenvolvimento deste adaptador universal de energia, como reiterou em nota de imprensa o secretário-geral da UIT, Hamadoun Touré: "Este importante standard orientado para o ambiente vai marcadamente reduzir o lixo eletrónico e a emissão de gases de efeito estufa, enquanto ajuda os vendedores e os consumidores a pouparem dinheiro".

Um estudo desenvolvido em conjunto pela UIT e pela Universidade de Génova concluiu que um adaptador de energia padronizado permitirá reduzir em 300 mil toneladas anuais a quantidade de e-waste. O consumo de energia e de emissão de gases de efeito de estufa poderão ser reduzidos entre 25% a 30%.

O novo padrão proposto pela UIT também tem vantagens a nível prático para o utilizador, pois uma fonte de alimentação unificada permite uma gestão mais simples dos aparelhos.

Conhecido oficialmente como Recomendação ITU-T L.1001, o novo standard de alimentação para pequenos dispositivos eletrónicos é compatível com carregadores fotovoltaicos (de 5V e 12V), o que será vantajoso para países menos desenvolvidos onde a corrente alternada é inconstante.

Apesar de a aprovação ainda não estar concluída a UIT já pensa em novas compatibilidades para o novo standard que no futuro deverá ser compatível com outras fontes de energia renováveis e com os sistemas de energia dos transportes públicos.