sintoniza-te ainda mais

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Como destruir um carro de 2 mil euros

É preciso ser muita estúpido...

A luta contra a ACTA continua

A assinatura do acordo anti-contrafacção por vários países europeus, mais conhecido por ACTA, que visa harmonizar as leis de combate ao desrespeito dos direitos de autor, está a levar a uma onda de protestos.

Para o próximo dia 11 estão marcadas, de acordo com o site Stopp-acta.info, cerca de 100 manifestações na Europa, sendo que a petição contra o mesmo conta com um milhão de 75 mil assinaturas.

Neste fim-de-semana capital da Eslovénia, Ljubljana, foi palco de uma manifestação de cerca de duas mil pessoas, que tomaram esta iniciativa depois de, de acordo com a BBC, a embaixadora do país no Japão, Helena Drnovsek Zorko, ter referido que assinou o tratado mas que não prestou a atenção suficiente ao mesmo.

A embaixadora referiu que foi instruída para assinar o mesmo, mas que na sua opinião pessoal este, ao restringir o livre acesso à Web, limita o futuro, sobretudo das crianças.

Os protestos contra este tratado começaram na semana passada na Polónia.

Para os opositores do ACTA este limita a liberdade de expressão na Internet, tendo referido que o mesmo está relacionado com a controversa lei SOPA (Stop Online Piracy Act) dos EUA.

Fail

Este pessoal põe-se a cantar "Ai se eu te pego" e pronto a mesa não resiste...

Este gajo é rei!

O tal Quim Roscas.

Manifestação contra a ACTA (corrigido)

Está a ser organizada para o próximo dia 11 de fevereiro uma ação internacional de protesto contra o ACTA (Anti-Counterfeiting Trade Agreement), um tratado global para o combate da contrafação e da pirataria, que vários países europeus já assinaram - Portugal incluído - mas que tem gerado uma enorme polémica.

A organizar o protesto está a Access, um grupo ativista, que promete uma "manifestação de solidariedade sem precedentes contra o ACTA". Coordenados com a organização estão estruturas um pouco por toda a Europa que levam os protestos a dezenas de países, como é possível confirmar no site oficial da Access.

Em Portugal há dois eventos em preparação, previstos para Porto e Lisboa. O Facebook é a plataforma escolhida para reunir apoios e fornecer detalhes para as manifestações. Em Lisboa o ponto de encontro será a praça Marques de Pombal. No Porto a Avenida dos Aliados. Ambas as manifestações estão previstas entre as 11:30 e as 14:30.

Aos interessados passa-se a seguinte mensagem: "Quem vier à manifestação, pode ou não trazer máscara, sendo o seu uso apenas uma maneira de preservar a vossa identidade ou passar a imagem que tem vindo a ser passada a nível mundial".

Quem quiser usar máscara - o modelo que é a imagem de marca do Anonymous - pode seguir um link publicado na página do Facebook e comprar uma, ou fazer em casa, em papel, aproveitando um molde que também é disponibilizado, explica-se também.

O apelo ao uso da máscara tem gerado comentários que rivalizam em quantidade com os comentários sobre a manifestação e o ACTA propriamente ditos, embora seja inegável que o tema está a gerar interesse entre os internautas. Um interesse visível no número de eventos que estão a ser planeados em vários países, mas também pelo número de assinaturas que a petição lançada pela Access já angariou, mais de 335 mil assinaturas.

Ambas as iniciativas - a petição e os protestos nas ruas - pretendem assumir-se como formas de pressão para convencer o Parlamento Europeu, que vota o tratado no próximo mês de junho, a dizer não ao ACTA, negociado num ambiente de algum secretismo por países das várias regiões do globo ao longo dos últimos anos.

Mais de duas dezenas de Estados já assinaram entretanto o ACTA. Entre eles Portugal, o que mereceu hoje uma intervenção do Bloco de Esquerda na Assembleia da República. O partido pediu a aprovação de um voto de repúdio contra a forma como o governo assinou o acordo. A intenção foi chumbada com os votos contra da maioria.

No mesmo dia soube-se que a Polónia suspendeu o processo de ratificação do ACTA - o país era um dos que já tinha assinado o acordo - na sequência dos confrontos e ataques a sites públicos que esta decisão gerou, anunciou o Primeiro Ministro.


Ao contrário do que dito anteriormente que a manifestação se iria realizar em 2 cidades, Lisboa e Porto, foi-nos rectificado que afinal iriam existir 4 eventos:


-Viseu
-Coimbra
-Porto
-Lisboa
- Braga
- Alentejo

Para mais informações entre na página de Facebook: 

Dominó com material de escritório

Fenomenal...