sintoniza-te ainda mais

terça-feira, 1 de maio de 2012

A água pode parar no ar

Calma não é fake! Este efeito apenas é visível na câmara de filmar devido à quantidade de frames que ela é capaz de gravar por segundo, criando um efeito semelhante a uma hélice de helicóptero que num vídeo parece estar parada, mas que na realidade está em movimento.

Japoneses largam casacos em casa para poupar energia

Os funcionários públicos japoneses começam, a partir de hoje, a deixar os casacos e gravatas em casa e a ir trabalhar de manga curta, no âmbito da campanha 'cool biz', que pretende reduzir o consumo de energia com a chegada do calor.

A iniciativa é desenvolvida desde 2005 e pretende promover a redução do uso do ar condicionado e, assim, contribuir para a poupança energética num país que tem apenas um dos 54 reatores nucleares em operação devido à crise na central de Fukushima.

Depois do acidente ocorrido naquela infra-estrutura, na sequência do sismo e tsunami de março do ano passado, a paragem dos reactores para inspecções poderá causar problemas de fornecimento de energia durante o verão, período em que a procura normalmente dispara, já que, antes do desastre, o Japão dependia em 30 por cento da energia nuclear.

No próximo sábado, o único reactor nuclear operacional será paralisado, o que culminará num apagão nuclear total no Japão.

A campanha “cool biz”, que antecipa a “super cool biz”, a partir de Junho, começou como uma iniciativa do Ministério nipónico do Ambiente para permitir aos funcionários públicos vestirem roupas mais confortáveis e, assim, manter a temperatura nos escritórios em 28 graus para combater o aquecimento global.

Hoje, em Tóquio, a “cool biz” chegou num dia chuvoso, com temperaturas abaixo das habituais para a época do ano e numa altura de feriados conhecida como “Semana Dourada”, o que impede constatar o alcance da campanha nas ruas da capital japonesa, que contam com um menor fluxo de trabalhadores.

Além destas campanhas, o Governo pretende reactivar os reactores das centrais nucleares que passarem nos testes de resistência a catástrofes naturais e debate, por isso, o assunto com as autoridades locais, que já manifestaram a sua oposição.

PES 2012 Patch 1.06 - Crack


Link para o crack da versão mais recente do PES 2012.

Couves com bacalhau bate bué

Este Nilton não existe ahah

Dia do Trabalhador

No dia 1º de Maio de 1886, 500 mil trabalhadores saíram às ruas de Chicago, nos Estados Unidos, em manifestação pacífica, exigindo a redução da jornada para oito horas de trabalho. A polícia reprimiu a manifestação, dispersando a concentração, depois de ferir e matar dezenas de operários.

Mas os trabalhadores não se deixaram abater, todos achavam que eram demais as horas diárias de trabalho, por isso, no dia 5 de Maio de 1886, quatro dias depois da reivindicação de Chicago, os operários voltaram às ruas e foram novamente reprimidos: 8 líderes presos, 4 trabalhadores executados e 3 condenados a prisão perpétua.
Foi este o resultado desta segunda manifestação.

A luta não parou e a solidariedade internacional pressionou o governo americano a anular o falso julgamento e a elaborar novo júri, em 1888. Os membros que constituíam o júri reconheceram a inocência dos trabalhadores, culparam o Estado americano e ordenaram que soltassem os 3 presos.

Em 1889 o Congresso Operário Internacional, reunido em Paris, decretou o 1º de Maio, como o Dia Internacional dos Trabalhadores, um dia de luto e de luta. E, em 1890, os trabalhadores americanos conquistaram a jornada de trabalho de oito horas.

116 anos depois das grandiosas manifestações dos operários de Chicago pela luta das oito horas de trabalho e da brutal repressão patronal e policial que se abateu sobre os manifestantes, o 1º de Maio mantém todo o seu significado e actualidade.

Nos Estados Unidos da América o Dia do Trabalhador celebra-se no dia 3 de Setembro e é conhecido por "Labor Day". É um feriado nacional que é sempre comemorado na primeira segunda-feira do mês de Setembro e está relacionado com o período das colheitas e com o fim do Verão.

No Canadá este feriado chama-se "Dia de Oito Horas". Tem este nome porque se comemora a vitória da redução do dia de trabalho para oito horas.

Na Europa o "Dia do Trabalhador" comemora-se sempre no dia 1 de Maio.

Em Portugal, segundo declarações do Secretário-geral da UGT, Eng. João Proença, ao Expressoemprego.pt, "o Dia do Trabalhador é da maior importância para o movimento sindical e para aqueles que representa, mas também para todos os que defendem uma sociedade mais justa e solidária. Em Portugal é o dia em que afirmamos os valores do sindicalismo e a necessidade do progresso económico e social".

Os trabalhadores aproveitam este dia para alertar o Governo e outras entidades para algumas das suas necessidades, tais como: direitos dos trabalhadores, aumento de salários e melhores condições. Em Portugal, segundo as declarações do secretário-geral da UGT, os direitos dos trabalhadores têm evoluído positivamente, " hoje os trabalhadores vivem melhor que há 15 anos mas continuamos muito afastados da média comunitária, da qual nos estamos a aproximar a um ritmo demasiado lento. Temos maiores salários, mas continuam os mais baixos e desiguais da União Europeia; o mesmo acontece com as pensões. Os avanços legislativos não se traduzem muitas vezes na prática, face às violações sistemáticas da Lei. A sinistralidade laboral é a 1ª na Europa. A negociação colectiva começa a estar bloqueada e urge o relançamento da concertação".

Todos os anos este feriado é comemorado com a realização de algumas actividades. Para este ano, segundo o engenheiro João Proença, este dia vai ser passado "em unidade, em luta e em festa vamos todos à Torre de Belém em Lisboa, onde os vários Sindicatos expõem os seus Comunicados e as suas actividades. O discurso da UGT exporá as reivindicações da Central, os problemas e as propostas de solução. Haverá também iniciativas pontuais em pontos mais afastados como Bragança e as Regiões Autónomas."