sintoniza-te ainda mais

terça-feira, 3 de julho de 2012

Criados chips que crescem até 200%

Um grupo internacional de cientistas da McCormick School of Engineering da Universidade de Northwestern, Chicago - EUA, em conjunto com institutos na Coreia do Sul e na China, desenvolveram um novo tipo de componente eletrónico flexível, capaz de esticar até 200% do seu tamanho original, mantendo todas as propriedades e funcionalidades.

De acordo com uma notícia publicada pelo serviço de informação PhysOrg.com, o novo desenvolvimento permitirá criar dispositivos médicos para integrar no próprio corpo humano - de diagnóstico ou com objetivos terapêuticos - sem os constrangimentos da rigidez própria de um chip eletrónico.

"A tecnologia atualmente disponível já permite uma ligeira flexibilidade, mas muitas das potenciais aplicações na medicina requer uma flexibilidade digna de uma banda elástica" referiu ao site Yonggang Huang, um dos responsáveis e gestores deste estudo. Para este professor, "com este nível de elasticidade poderemos ver dispositivos médicos integrados no corpo humano".

Ainda segundo o PhysOrg.com, o principal obstáculo para o desenvolvimento deste novo componente surgiu na necessidade de manter a condutividade nas partes de metal, quando esticadas. A solução surgiu através de uma estrutura tridimensional adaptável, feita de polímeros com poros, que são enchidos com metal líquido para assegurar a passagem do sinal.

Esta solução permitiu criar dispositivos elásticos funcionais, cuja condutividade é assegurada independentemente do grau a que está esticado, como mostra o vídeo do Engadget.

Casillas pede respeito ao árbitro

O guarda-redes Iker Casillas pediu para o árbitro terminar com a partida pois o jogo já estava 4-0.

Party lvl: Rémi Gaillard

Uma festa que só mesmo Rémi Gaillard pode dar.

O mais completo site de rallyes é português

O mais completo website mundial sobre a história dos carros de rallye e suas participações nos campeonatos mundiais é português e chama-se wrchistory.com.

De consulta gratuita, nele encontrará facilmente toda a informação, dividida em quatro áreas de pesquisa – uma generalista, designada “Entries” e três mais específicas designadas “Cars”, “Rallies” e “Persons”. Cada uma das áreas contém uma lista de participações, com diferentes campos de pesquisa, permitindo ao utilizador fazer a combinação e ordenação dos dados que mais lhe convenha, gerando os resultados pretendidos, que poderá ver em detalhe ao escolher a opção “Detail”. Em cada página “Detail” poderá ver dados referentes à marca, modelo, série, decoração, matrícula, nº de chassis e grupo de cada carro, bem como nomes e nacionalidades de cada piloto e navegador; número, concorrente, local de partida, classificação e tempo em cada prova. Sempre que possivel, serão também mostradas fotografias.

Sendo um site com clara vocação internacional, nesta primeira fase está apenas disponível em inglês. Encontram-se para já acessíveis 6500 fichas, com dados sobre os anos entre 1973 e 1980, incluindo informação sobre os Rallyes de Portugal e do Monte Carlo, de 1980.

Segundo o mentor do projecto Helder Gomes, “os restantes anos serão incrementados gradualmente até à actualidade, numa dinâmica de constante evolução e actualização, para a qual apelamos à contribuição dos utilizadores com nova e complementar informação”. A versão em português será também disponibilizada em breve.

Se os rallyes são a sua ocupação profissional ou apenas um passatempo, não deixe de visitar www.wrchistory.com.