sintoniza-te ainda mais

terça-feira, 5 de junho de 2012

Google ajuda chineses a contornar censura

A Google começou a ajudar os cibernautas chineses a contornar os mecanismos de censura da Internet impostos pelo governo do país, aconselhando-os a escolherem outras palavras nas pesquisas que fazem no motor de busca da empresa

A medida entrou em vigor na semana passada e é mais um esforço no braço de ferro entre a gigante da Web e Pequim.

Desta feita, sempre que um cibernauta chinês tenta pesquisar no motor de busca da Google por uma palavra que possivelmente esteja na mira da censura local, a empresa aconselha-o a tentar uma alternativa.

Anteriormente, quando um utilizador chinês fazia uma pesquisa por um tema mais sensível ou proibido, como resposta tinha um site com a mensagem «indisponível» e a ligação à Internet era cortada temporariamente.

Numa mensagem publicada no blogue oficial da Google, a empresa refere precisamente que este corte temporário e o surgimento da mensagem em causa foram as razões que levaram à implementação da medida.

Segundo Alan Eustace, senior vice president da Google, depois das queixas apresentadas pelos utilizadores chineses a empresa resolveu analisar as buscas mais populares efectuadas no motor de pesquisa e constatou que os problemas estavam relacionados com um conjunto de palavras, que podiam ser consideradas mais sensíveis para o regime.

São algumas destas palavras que o motor de busca agora aconselha os utilizadores a não pesquisar, para não serem alvo do bloqueio temporário.

Sem comentários:

Enviar um comentário