sintoniza-te ainda mais

quinta-feira, 1 de março de 2012

A forma como se joga videojogos está constantemente a mudar. E muitas vezes os avanços tecnológicos têm em vista responder a necessidades específicas determinados utilizadores.

A pensar nas crianças que têm alguma deficiência que as impossibilita de usar os tradicionais comandos para jogar, a Universidade de Montfort, no Reino Unido, desenvolveu um jogo que é controlado pelo movimento dos olhos.

A notícia foi avançada pela BBC, que explica que o jogo está direccionado para as crianças que não podem usar o rato e o teclado para jogar.

Um dos criadores deste jogo, Stephen Vickers, explicou à BBC, que«o uso dos olhos como sistema de controlo traz toda uma nova forma de inteligência para o mundo dos jogos».

A tecnologia usada, o «Eye Tracking», tem estado a ser desenvolvida há vários anos, mas agora tornou-se possível colocar a mesma ao serviço de quem pode dela precisar a um custo baixo.

O objectivo do projecto foi criar um jogo que pudesse ter um preço acessível a todos, para que qualquer criança com necessidades especiais, independentemente da sua condição económica, pudesse aceder ao mesmo.

O ambiente do jogo é o espaço, podendo, por exemplo, o utilizador controlar com os movimentos oculares as naves e disparar as armas que estas possuem.

Sem comentários:

Enviar um comentário