sintoniza-te ainda mais

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Nova lei pretende vigiar todos os computadores

Está em discussão nos EUA uma nova lei que deverá dar tanto que falar e levantar tanta polémica como as celebres SOPA e PIPA. Trata-se do projecto de lei H.R: 1981 que tem como objectivo combater a pedofilia na Web.


Segundo esta lei, que tem a designação de «Protegendo as crianças dos pedófilos na Internet», as operadoras teriam que armazenar os dados de todos os utilizadores da Internet, no mínimo, durante, 18 meses.

O autor deste projecto é o mesmo que apresentou as já citadas SOPA e PIPA, que propõe agora que haja uma vigilância total sobre a Rede para que as crianças e jovens possam estar mais protegidos face às ameaças de pedofilia e de abusos sexuais que circulam na Internet.

De acordo com o texto da proposta de lei, as operadoras deverão manter os dados dos utilizadores pelo tempo considerado necessário, neste caso 18 meses, para que se possam investigar e denunciar casos de pedofilia e abuso sexual online.

Segundo o portal Business Insider, que avança com esta notícia, os alvos da medida são os pedófilos e os agressores sexuais, mas como não será possível identificá-los a todos, a mesma aplicar-se-ia, sem distinção, à globalidade dos internautas.

Embora a lei apareça imbuída de causas nobres, a sua entrada em vigor colocaria limites à liberdade e aos direitos dos utilizadores da Internet, que veriam toda a sua actividade online ser monitorizada.

Sem comentários:

Enviar um comentário