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terça-feira, 1 de maio de 2012

Japoneses largam casacos em casa para poupar energia

Os funcionários públicos japoneses começam, a partir de hoje, a deixar os casacos e gravatas em casa e a ir trabalhar de manga curta, no âmbito da campanha 'cool biz', que pretende reduzir o consumo de energia com a chegada do calor.

A iniciativa é desenvolvida desde 2005 e pretende promover a redução do uso do ar condicionado e, assim, contribuir para a poupança energética num país que tem apenas um dos 54 reatores nucleares em operação devido à crise na central de Fukushima.

Depois do acidente ocorrido naquela infra-estrutura, na sequência do sismo e tsunami de março do ano passado, a paragem dos reactores para inspecções poderá causar problemas de fornecimento de energia durante o verão, período em que a procura normalmente dispara, já que, antes do desastre, o Japão dependia em 30 por cento da energia nuclear.

No próximo sábado, o único reactor nuclear operacional será paralisado, o que culminará num apagão nuclear total no Japão.

A campanha “cool biz”, que antecipa a “super cool biz”, a partir de Junho, começou como uma iniciativa do Ministério nipónico do Ambiente para permitir aos funcionários públicos vestirem roupas mais confortáveis e, assim, manter a temperatura nos escritórios em 28 graus para combater o aquecimento global.

Hoje, em Tóquio, a “cool biz” chegou num dia chuvoso, com temperaturas abaixo das habituais para a época do ano e numa altura de feriados conhecida como “Semana Dourada”, o que impede constatar o alcance da campanha nas ruas da capital japonesa, que contam com um menor fluxo de trabalhadores.

Além destas campanhas, o Governo pretende reactivar os reactores das centrais nucleares que passarem nos testes de resistência a catástrofes naturais e debate, por isso, o assunto com as autoridades locais, que já manifestaram a sua oposição.

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