sintoniza-te ainda mais

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

A luta contra a ACTA continua

A assinatura do acordo anti-contrafacção por vários países europeus, mais conhecido por ACTA, que visa harmonizar as leis de combate ao desrespeito dos direitos de autor, está a levar a uma onda de protestos.

Para o próximo dia 11 estão marcadas, de acordo com o site Stopp-acta.info, cerca de 100 manifestações na Europa, sendo que a petição contra o mesmo conta com um milhão de 75 mil assinaturas.

Neste fim-de-semana capital da Eslovénia, Ljubljana, foi palco de uma manifestação de cerca de duas mil pessoas, que tomaram esta iniciativa depois de, de acordo com a BBC, a embaixadora do país no Japão, Helena Drnovsek Zorko, ter referido que assinou o tratado mas que não prestou a atenção suficiente ao mesmo.

A embaixadora referiu que foi instruída para assinar o mesmo, mas que na sua opinião pessoal este, ao restringir o livre acesso à Web, limita o futuro, sobretudo das crianças.

Os protestos contra este tratado começaram na semana passada na Polónia.

Para os opositores do ACTA este limita a liberdade de expressão na Internet, tendo referido que o mesmo está relacionado com a controversa lei SOPA (Stop Online Piracy Act) dos EUA.

Sem comentários:

Enviar um comentário