sintoniza-te ainda mais

sábado, 4 de agosto de 2012

As mentiras que sempre ouviste

Menino!!!! Não pode entrar na piscina depois de comer! Faz mal!!!!


Por que é mentira:
Pode reclamar de barriga cheia! Entrar na piscina para se tomar banho depois de comer não faz mal nenhum, exceto, é claro, se a água estiver numa temperatura extrema – muito gelada ou escaldante. O que pode ser perigoso é, até duas/três horas após a refeição, nadar feito louco. A atividade física intensa faz o sangue, que deveria se concentrar na digestão, ser deslocado para acelerar os músculos, o coração e a respiração. O problema não está na água, e sim na atividade física.
Sai de perto da TV, que vais ficar a ver mal!


Por que é mentira:
A luminosidade e os raios emitidos pela tela, de perto ou de longe, não causam danos permanentes nos olhos de ninguém. O máximo que pode desenvolver, momentaneamente, é um cansaço da vista ou um ressecamento do globo ocular, porque a pessoa “vidrada” na programação acaba por diminuir a frequência do piscar os olhos. Ler com pouca luz ou dentro de um carro em movimento pode até causar dor de cabeça, tontura e outros desconfortos, mas também não estraga a capacidade de visão.

Se apanhares frio vais ficar gripado!

Por que é mentira:
Gripes e resfriados são doenças respiratórias causadas por vírus que podem ser contraídos pelo ar ou por contato direto entre as pessoas. Até hoje, nenhum estudo provou que seres humanos submetidos a baixas temperaturas – a popular “friagem” – correm mais riscos de contrair essas doenças. Esse mito pode ser explicado porque, em dias mais frios, as pessoas passam mais tempo aglomeradas em ambientes fechados, o que facilita a contaminação. Além disso, alguns tipos de vírus da gripe se multiplicam mais no inverno.
Comer chocolate faz borbulhas!

Por que é mentira:
Alguns estudos até associam uma dieta rica em açúcar com o aparecimento de espinhas, mas não há nada especificamente a culpar o chocolate. Além disso, a predisposição genética e as alterações hormonais – comuns na adolescência e em momentos de stress – é que são os principais responsáveis pelas espinhas. Essa lenda pode ter surgido porque muitas pessoas tendem a consumir mais chocolate nos períodos em que estão mais tensas ou ansiosas – situações em que os hormônios ficam mais à flor da pele, estimulando as espinhas.
Se não usar óculos, seu grau de dificuldade visual vai aumentar!

Por que é mentira:
A progressão ou estabilização do grau de deficiência visual acontece naturalmente e varia de pessoa para pessoa. Usar ou deixar de usar óculos não interfere nesse processo. As lentes só servem para corrigir as falhas oculares que atrapalham a formação da imagem. Os óculos para estrabismo (“vesguice”) educam os olhos a corrigir os movimentos descoordenados. Nesse caso, a falta de uso pode resultar numa acomodação permanente da visão com problemas.
Quem está com dor de garganta não pode comer gelado!

Por que é mentira:
A inflamação da garganta, que em geral aparece junto com gripes e resfriados, é causada por vírus – e, em alguns casos, por bactérias – que não têm nada a ver com um delicioso gelado. Pelo contrário! Se a irritação da garganta estiver incomodando muito, um sorvetinho bem gelado até ajuda a aliviar a dor.
Se engolires uma chicla ela fica no estômago!

Por que é mentira:
Digamos que essa não passa de uma meia-verdade… Graças ao muco das paredes estomacais, o chiclete não fica grudado ali. A tendência é que ele saia junto com as fezes. Mas, se engolir muitas chiclas, pode dar o azar de eles obstruírem a saída do estômago ou do intestino. Aí,pode haver risco de cirurgia…O maior prejuízo que a chicla provoca no estômago é que a mastigação constante “engana” o órgão: ele acumula suco gástrico à espera de um alimento. Como a comida não vem, esse suco acaba irritando as paredes estomacais, podendo causar uma gastrite.

Sem comentários:

Enviar um comentário