sintoniza-te ainda mais

terça-feira, 10 de julho de 2012

Lisboa é a 22ª cidade mais congestionada da Europa

Se acha que andar de carro em Lisboa em hora de ponta é cansativo, então não vá de férias para Varsóvia, na Polónia.

A Tom Tom, empresa fornecedora global de produtos e serviços de localização e navegação automóvel, elaborou o seu habitual índice de congestionamento que analisa trimestralmente os tempos de viagem em hora de ponta e durante o resto do dia, comparando valores entre os tempos de viagem do último trimestre e de igual período do ano transato. Conclusão? Varsóvia é a cidade mais congestionada da Europa e Lisboa surge em 22º.

O relatório contempla 31 cidades e Varsóvia surge no topo enquanto a cidade mais congestionada da Europa. Em média, os tempos de viagem na capital polaca são 42% mais longos do que quando não existe trânsito.


Top10 ( janeiro e março de 2012):

1º Varsóvia, 42%
2º Marselha, 41%
3º Roma, 34%
4º Bruxelas, 34%
5º Paris, 32%
6º Dublin, 30%
7º Bradford – Leeds, 28%
8º Londres, 27%
9º Estocolmo, 27%
10º Hamburgo, 27%


Lisboa ficou posicionada no 22º lugar deste ranking, com um nível de congestionamento médio de 20%. Entre as cidades que aumentaram os seus níveis encontram-se Leeds, Munique, Berlim, Marselha e Viena. Já Lisboa está entre as cidades em que o tráfego diminuiu, à semelhança de Berna, Amesterdão, Milão e Roma.

“Ao longo dos anos, e com a ajuda da nossa comunidade, construímos uma das maiores e mais precisa base de dados de tempos de viagem do mundo”, referiu Harold Goddijn, CEO da TomTom. “Ao combiná-la com a informação de trânsito precisa e em tempo real da TomTom e com a nossa tecnologia de rotas, estamos aptos não só localizar os congestionamentos, como a ajudar os condutores a evitá-los. Mesmo nos casos em que apenas uma parte dos condutores utilizam um caminho mais rápido, a capacidade de toda a rede de estradas aumenta, beneficiando todos os condutores.

O Índice de Congestionamento da TomTom, incluindo relatórios individuais relativos às cidades contempladas, pode ser encontrado aqui: www.tomtom.com/congestionindex.


Sem comentários:

Enviar um comentário