sintoniza-te ainda mais

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Gmail alertará para ataques apoiados por governos

A Google está a implementar uma nova tecnologia no Gmail que permite alertar os utilizadores do serviço de correio electrónico da empresa quando estão a ser alvo de supostos ataques lançados por governos ou por grupos apoiados por estados

O anúncio surge numa mensagem publicada no blogue oficial da Google dedicado à segurança informática, onde a empresa explica alguns detalhes do novo sistema de alerta.

Segundo Eric Grosse, vice-presidente de Security Engineering da Google, estes alertas destinam-se aos utilizadores que estão a ser alvo de possíveis ataques da responsabilidade de organismos governamentais.

O responsável sublinha contudo que «se vir este alerta não significa necessariamente que a sua conta tenha sido roubada. Apenas significa que acreditamos que pode estar a ser alvo, de phishing ou malware, por exemplo, e que deve tomar medidas imediatas para garantir a segurança da sua conta».

Na mesma mensagem Eric Grosse apresenta alguns conselhos para proteger a conta do Gmail, como a criação de passwords mais seguras ou actualizar alguns softwares que tenham sido instalados.

O responsável acrescenta ainda que a Google não pode divulgar informação sobre como é feita a identificação destes ataques, sublinhando que «a nossa análise detalhada, assim como os relatórios das vítimas, sugerem fortemente o envolvimento de estados ou grupos apoiados por estados».

A criação deste novo sistema de alerta destina-se sobretudo a jornalistas e activistas dos direitos humanos que utilizam o Gmail, normalmente as principais vítimas de ataques e roubo de contas de e-mail apoiados por governos.

Sem comentários:

Enviar um comentário