sintoniza-te ainda mais

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Estará a Microsoft pronta para lançar um telemóvel?

Rick Sherlund, é um analista de mercado com nome feito na Bolsa de Nova Iorque, e é também uma pessoa bem relacionada, com fontes que, por vezes, lhe dão dicas sobre as estratégias das maiores empresas dos EUA. A mais recente fuga de informação que acaba de chegar aos ouvidos de Sherlund não deixa muita margem para dúvidas: a Microsoft está a preparar um lançamento de um telemóvel de marca própria que estará para o Windows Phone 8, como o tablet Surface está para o Windows 8.

Instado pela Cnet a fornecer detalhes sobre este alegado projeto da Microsoft, Sherlund reitera que a Microsoft está a negociar com um fabricante o desenvolvimento de uma plataforma, em regime de outsourcing. Mas o analista de mercado também admite que há algumas questões que estão pr clarificar neste processo: «Não sabemos se será apenas uma plataforma de referência (para outras marcas de telemóveis) ou se há a intenção de atacar o mercado com um telemóvel com a marca Microsoft».

Face a esta revelação, os responsáveis pelas relações da Microsoft com a imprensa, limitaram-se a proferir, sob anonimato, um comentário que não vai além do politicamente correto: «Acreditamos muito nos nossos parceiros que fabricam hardware e estamos focados em trabalhar em conjunto para trazer o Windows Phone 8 para o mercado ainda este ano».

O lançamento de um telemóvel de marca própria poderá revelar uma inversão, pelo menos em parte, da estratégia que levou a Microsoft a restringir o raio de ação ao desenvolvimento de software. Em contrapartida, o anúncio de lançamento de um telemóvel poderá ter como fator de curiosidade adicional algumas semelhanças com a estratégia da Apple, que (re)iniciou a escalada ao topo das tecnologias com um lançamento de um telemóvel e de um tablet.

Sem comentários:

Enviar um comentário