sintoniza-te ainda mais

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Windows 8 sem suporte para ler DVD/CD de graça


A futura versão do sistema operativo Windows não vai permitir ler DVDs a não ser que os utilizadores façam uma actualização paga do software Media Center ou descarreguem ferramentas de outras empresas. A revelação foi feita pela Microsoft numa mensagem publicada no blogue oficial da empresa dedicado ao Windows 8.

De acordo com a Microsoft, o próximo Windows apenas vai ler DVDs se os utilizadores pagarem para fazer a actualização do software Media Center, que vinha integrado no Windows 7, mas não será uma funcionalidade de raiz do novo Windows. A alternativa é descarregar programas desenvolvidos por terceiros que permitam aos utilizadores do Windows 8 acederem a conteúdos de DVDs. 

Na mensagem agora divulgada a Microsoft justifica a decisão com o facto de considerar que a utilização de DVDs nos computadores tem vindo a diminuir, por isso sairia bastante caro pagar «uma quantia significativa» para o licenciamento de tecnologias para ler aquele tipo de discos. A Microsoft sublinha contudo que o Windows 8 irá suportar tecnologias de Media on-line, nomeadamente standards como os codecs H.264, VC-1, MP4, AAC, WMA, MP3, PCM e Dolby Digital Plus. 

Na mesma mensagem, assinada por Bernando Caldas, membro do Windows Business Group, o responsável acrescenta que «o Windows Media Player vai continuar disponível em todas as edições [do Windows 8], mas sem suporte para DVD. Para a leitura de discos ópticos nos novos dispositivos com Windows 8 vamos confiar nas diversas soluções de qualidade existentes no mercado, que garantem excelentes experiências tanto para DVD como para Blu-ray».

Sem comentários:

Enviar um comentário