sintoniza-te ainda mais

terça-feira, 13 de março de 2012

Lisboa é a 57ª cidade mais competitiva do mundo

Lisboa é a 57ª cidade mais competitiva do mundo, segundo uma listagem total de 120 divulgada hoje pela Economist Intelligence Unit.

A cidade de Lisboa é a 57ª mais competitiva do mundo, segundo uma listagem total de 120 divulgada hoje pela Economist Intelligence Unit para o Citigroup e encabeçada por Nova Iorque, Londres e Singapura.

A capital portuguesa ficou em 32º. posto numa classificação específica para o apelo global, mas caiu para 58º. lugar em termos de capital humano e 42º. no que ao "carácter social e cultural" diz respeito.

O documento, que comparou as 120 cidades mundiais em oito categorias e 31 indicadores individuais, colocou Lisboa em 24º. lugar dentro da Europa, num total de 32, mas lembrou que o crescimento económico da capital portuguesa deverá ficar "muito abaixo" da média no período até 2016, à semelhança de Atenas.

A lista da Economist Intelligence Unit salientou que as cidades norte-americanas e europeias são as mais competitivas da actualidade, "apesar das preocupações sobre infra-estruturas envelhecidas e grandes défices estruturais".

"Ainda que haja muita preocupação no Ocidente acerca do impacto da crise financeira, que tem desacelerado planos para reabilitação urbana, isto não reduziu a capacidade dos EUA e das cidades europeias de atrair capital, negócios, talentos e turistas, que é, afinal, aquilo que este índice pretende medir", escrevem os autores do estudo.

O maior ritmo de crescimento económico encontra-se nas cidades de tamanho médio à escala global, com populações entre os dois e os cinco milhões, possuindo um ritmo de crescimento na ordem dos 8,7% anuais para os próximos cinco anos.

"A vantagem mais significativa das cidades dos países desenvolvidos é a sua capacidade para desenvolver e atrair os maiores talentos mundiais", explica o texto, com a ressalva de que, por muito que se invista em infra-estruturas, questões como a educação, qualidade de vida e liberdades pessoais são "cruciais" para atrair novas pessoas para as cidades, numa altura em que mais de metade da população mundial vive em espaços urbanos, onde são gerados 80% do Produto Interno Bruto global.

Sem comentários:

Enviar um comentário