sintoniza-te ainda mais

quarta-feira, 7 de março de 2012

Hackers da LulzSec detidos

Uma operação concertada a nível internacional levou, esta terça-feira, à detenção de vários elementos do LulzSec. Os membros do grupo terão sido denunciados por "um dos seus", mais precisamente por aquele que se apresenta como líder do movimento hacktivista: The Real Sabu.

Hector Xavier Monsegur, seu nome verdadeiro, colaborava com o FBI desde junho, altura em que terá sido detido e em que acabou por admitir ser o líder da organização que em abril surgia nos cabeçalhos das notícias, devido ao caos gerado na PlayStation Network.

Da lista de "vítimas" do LulzSec fizeram também parte o site da Nintendo, as redes de televisão norte-americanas Fox e PBS e o próprio FBI e a CIA, entre outros.

Tal como apareceu, em junho (precisamente) o grupo anunciava que era altura de deixar a cena mediática e abandonar o mundo do hacking.

Da colaboração entre The Real Sabu e o FBI resulta agora a detenção e acusação de conspiração de Ryan Ackrodyd, conhecido como Kayla; Jake Davie, conhecido como Topiary; Darren Martyn, conhecido como pwnsauce; Donncha O'Cearrbhail, conhecido como Palladium e Jeremy Hammond, conhecido como Anarchos.

A operação dividiu-se entre a cidade de Chicago, nos Estados Unidos, e o Reino Unido e a Irlanda, onde viviam alguns dos elementos em questão.

O The New York Times reporta que, paralelamente, terá dado entrada hoje, no tribunal de Nova Iorque o processo em que Hector Xavier Monsegur se dá como culpado de 12 crimes "por acesso não autorizado a computadores".

Para o julgamento do caso importará a referência à "colaboração de vários meses com as autoridades norte-americanas", como é mencionado no mesmo processo.

Sem comentários:

Enviar um comentário