sintoniza-te ainda mais

quarta-feira, 21 de março de 2012

Aplicações gratuitas consomem mais energia

Um estudo publicado por investigadores de uma universidade norte-americana revela que as aplicações móveis gratuitas são as que consomem a bateria dos dispositivos mais rapidamente

A conclusão surge num estudo publicado por investigadores da Purdue University, cujo objectivo era analisar o consumo de bateria dos dispositivos móveis durante a utilização de aplicações como o Facebook ou o videojogo «Angry Birds».

De acordo com os autores do estudo, as aplicações gratuitas são as que mais gastam a bateria dos dispositivos, sobretudo devido à integração de serviços de terceiros utilizados para a colocação de anúncios nas aplicações, a principal fonte de receita para os criadores das aplicações.

Numa das aplicações monitorizadas e referidas no estudo, citado pela BBC, cerca de 75 por cento da energia consumida pela aplicação resultava de um desses serviços de publicidade.

No caso de «Angry Birds», o estudo revelou que apenas 20 por cento do consumo de energia está relacionado com o acto de jogar, enquanto que 45 por cento do consumo é dedicado a um serviço de localização dedicado a criar publicidade personalizada consoante o local onde o utilizador se encontra.

Sem comentários:

Enviar um comentário