sintoniza-te ainda mais

sábado, 11 de fevereiro de 2012

A verdade sobre as editoras

Hoje como é dia de manifestações contra a ACTA, acho que é bom vocês saberem o "grande assalto" que as editoras tem para com os artistas.

Para um artista, seja músico. seja pintor. seja o que for, a partir do momento em que assina contrato com uma editora, começa o roubo.

Por exemplo, compras um CD de uma certa banda e pagas valores exorbitantes como 16€ e por vezes, até mais. O que podes não saber é para onde vai esse dinheiro que compras. Grande parte, como quem diz, do valor vai para pagar advogados, directores, produtores, etc... O artista , o suposto dono do seu material fica apenas com 20 cêntimos. VINTE CÊNTIMOS de 16€.

Os artistas não conseguem ganhar dinheiro a partir do momento que assinam estes contratos, ou melhor ganham, mas poderiam ganhar muito mais. Se não fosse os concertos, grande parte dos teus artistas preferidos deixavam de existir.

Ninguém, repito, Ninguém vai ganhar a partir do momento em que é assinada a ACTA. As únicas coisas que vão sair a lucrar são nada mais nada menos que estas editoras que já fazem milhões e milhões e ainda se queixam.

A partir do momento em que a ACTA é assinada, o gajo qualquer ao ler este post, podia apaga-lo sem nos dar qualquer tipo de satisfações. Para piorar ainda poderíamos ir presos por estar dar a noticia, embora seja escrita por mim. Só por ter nomes como "ACTA" neste post, e por esse nome estar protegido com "direitos de autor" os senhores cheios de dinheiro podiam. Por falar em "direitos de autor", mas quais são os autores que têm direitos sobre os seus produtos? Nenhum!

Mas se pensa que este problema atinge só a internet enganas-se... Os produtos de marca branca acabam, medicamentos genéricos idem. Ou seja, nós vamos ter que pagar tudo.

Para quem não sabe, à poucos dias saiu uma lei, em que nos obriga a pagar um valor adicional quando compramos um CD virgem, um cartão de memória, ou qualquer coisa que deia para meter conteúdos protegidos. Acham que essa taxa vai para o artista? Óbvio que não.

Nós temos é de abrir os olhos!


Ainda hoje nas manifestações que houve contra a ACTA, ninguém viu lá uma RTP, SIC ou uma TVI. E embora não lhes convém nada que a ACTA seja aprovada, não estiveram lá a dar a informação para todo o país, o que como meios públicos deveriam prestar. Há programas televisivos como o "Gosto Disto" na Sic, que acabará assim que se aprove esta lei, pois todo o conteúdo do programa não são deles.

Não podemos deixar que a censura volte! Nós já passamos por isso uma vez, e só quem é burro se deixa passar outra vez. VAMOS LUTAR!

Sem comentários:

Enviar um comentário